15/06/2011

Vaticano: «Nobel» da Teologia vai ser entregue pela primeira vez a 30 de junho


Prêmio Ratzinger para três estudiosos de várias áreas linguísticas, incluindo um leigo italiano

  Cidade do Vaticano, 14 jun 2011 (Ecclesia) – O Vaticano apresentou hoje a primeira edição do Prémio Ratzinger, uma espécie de “Nobel” da Teologia, destinado a distinguir estudiosos desta área que vai ser entregue pelo próprio Papa Bento XVI a 30 de junho.


  Os três vencedores são o padre espanhol Olegario González de Cardedal, o monge alemão Maximilian Heim e o leigo italiano Manlio Simonetti.Em conferência de imprensa, o cardeal Camillo Ruini, presidente do comité científico da Fundação do Vaticano Joseph Ratzinger-Bento XVI admitiu a intenção de que este prémio possa a vir a ser reconhecido como o equivalente ao “Nobel”, para o mundo teológico.

   Neste ano, foram escolhidos especialistas na área da patrística (estudo dos primeiros séculos da Igreja Católica) e da teologia dogmática e fundamental, mas o cardeal Ruini deixou em aberto a hipótese de que a próxima distinção seja atribuída a estudiosos da área da Sagrada Escritura.
   Manlio Simonetti, de 85 anos de idade, é especialista em literatura cristã antiga e patrística; Olegario González de Cardedal, 77 anos, é professor de dogmática na Universidade de Salamanca; Maximilian Heim, professor de 50 anos de idade, ensina teologia fundamental e dogmática, centrado no ensinamento de Joseph Ratzinger, o atual Papa.

O Prémio Ratzinger é um projeto da fundação criada pelo Vaticano e por Bento XVI, com o dinheiro recebido pelos direitos de autor dos livros escritos pelo Papa alemão.

“Os prêmios e conferências da fundação têm como objetivo ajudar à verdade, sentido e beleza do cristianismo em relação à cultura e sociedade de hoje”, indica um comunicado da Santa Sé.

A fundação procura ainda dar a conhecer e promover o estudo da Teologia, inspirada pelo pensamento de Joseph Ratzinger.

fonte: http://www.agencia.ecclesia.pt/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.