15/06/2011

Nomeado o novo arcebispo de Brasília

Dom Sérgio da Rocha, atualmente em Teresina

Segundo informou a Santa Sé nesta quarta-feira, Bento XVI nomeou como arcebispo de Brasília Dom Sérgio da Rocha, até o momento arcebispo de Teresina.

Dom Sérgio sucede no cargo a Dom João Braz de Aviz, que em janeiro foi nomeado prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica. Ele é o atual presidente da Comissão da CNBB para a Doutrina da Fé.

Segundo o administrador apostólico da arquidiocese de Brasília, Dom Waldemar Passini, a data da posse será no dia 6 de agosto, às 9h, dia da transfiguração do Senhor.
Em ação de graças, a arquidiocese celebra uma missa hoje, às 20h, na Catedral de Brasília, que será presidida por Dom Waldemar.

Biografia
Dom Sérgio nasceu em Dobrada (São Paulo), a 21 de outubro de 1959. Foi ordenado presbítero na Matriz do Senhor Bom Jesus de Matão, em dezembro de 1984, e bispo em 11 de agosto de 2001, na Catedral de São Carlos.

Estudou Filosofia no Seminário de São Carlos e Teologia na PUC de Campinas. Licenciado em Filosofia pela Faculdade Salesiana de Lorena. Fez mestrado em Teologia Moral pela Faculdade Nossa Senhora Assunção (São Paulo) e obteve o doutorado na Academia Alfonsiana da Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma.

Trabalhou no Seminário Diocesano de Filosofia, em São Carlos, como Diretor Espiritual, Professor de Filosofia e Reitor. No Seminário de Teologia de São Carlos, em Campinas, foi Diretor Espiritual e Reitor. Também foi professor e membro da Equipe de Formação dos Diáconos Permanentes de São Carlos.

Foi bispo auxiliar de Fortaleza; membro da Comissão Episcopal de Doutrina da CNBB; membro da Comissão Episcopal do Mutirão de Superação da Miséria e da Fome da CNBB; secretário do Regional Nordeste I da CNBB; presidente do Departamento de Vocações e Ministérios do CELAM, membro da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB e presidente do Regional Nordeste IV da CNBB.

O secretário geral da CNBB, Dom Leonardo Steiner, divulgou uma nota dando boas-vindas ao novo arcebispo de Brasília."Damos as boas-vindas a Dom Sérgio, desejando-lhe um fecundo pastoreio junto a esta porção do Povo de Deus da Igreja Particular de Brasília, que abriga também a sede da CNBB", diz um trecho da nota.

fonte http://www.zenit.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.