12/08/2013

Muçulmanos da Itália agradecem ao papa Francisco

A União das Comunidades e Organizações Islâmicas na Itália (UCOII) expressa a sua gratidão ao papa pela mensagem enviada no fim do Ramadã e na festa do Id al-Fitr


"Muitas vezes, um sorriso vale mais que mil palavras": com esta frase, a União das Comunidades e Organizações Islâmicas na Itália (UCOII) comentou a "gentileza" do papa Francisco ao enviar uma mensagem escrita de próprio punho por ocasião do fim do Ramadã e da festa do Id al-Fitr.

Os muçulmanos na Itália, escreve a UCOII em carta ao Santo Padre, receberam com "extraordinária alegria" as palavras do pontífice, especialmente o convite ao "respeito mútuo". A "gentileza", junto com a educação e com o respeito, deve "fazer parte da nossa prática diária, cada um de acordo com o que pode e sabe", prossegue a União.
As palavras da organização islâmica mencionam os anos difíceis em que sofreu por "pecados que não tinha cometido" e durante os quais continuou, mesmo assim, a agir sempre "em prol do diálogo e da ética compartilhada". "Fortalecidos pelo período de purificação recém-percorrido, queremos expressar, Santidade, a nossa gratidão pela mensagem que nos escreveu pessoalmente, bem como pelo compromisso inabalável com uma unidade maior e mais coesa de intenções em favor da criação, da qual os filhos de Adão e Eva foram escolhidos como guardiães".