18/09/2011

OS FALSOS PROFETAS: CINCO TESTES

S. João nos dá cinco testes pelos quais podemos determinar quem está no espírito de Cristo, e quem está no espírito do Anticristo.


O primeiro:
este é como podemos conhecer o Espírito de Deus: todo espírito que admite que Jesus Cristo veio em Carne, pertence a Deus. Aquele que nega a encarnação de Cristo na carne não pertence a Deus, mas ao espírito do Anticristo.

O segundo:
“e todo espírito que não aceita Jesus não pertence a Deus” ( 1 Jo 4:1-3). Aquele que nega a divindade de Cristo (e tudo o que ela implica), é um falso profeta também.

O terceiro:
“Eles pertencem ao mundo; desta forma, seus ensinamentos pertencem ao mundo, e o mundo os ouve” (v. 5)A mensagem do falso profeta ecoará pelo mundo. Em muitos dos exemplos acima, o mundo caiu rapidamente dentro destas armadilhas sedutoras, afastando centenas de milhões da Verdade. Por outro lado, a verdadeira mensagem do Evangelho é aceita por poucas almas, porque isso exige arrependimento do pecado e fé no plano de salvação de Deus e é, portanto, rejeitada pela maioria.

“Senhor, poucos se salvarão?” E Ele disse a eles: “Esforçai-vos para entrar pela porta estreita, pois muitos, Eu vos digo, irão procurar entrar, mas não conseguirão” (Luc 13,23-24)

“Vós sereis odiados por todos, por causa do Meu nome” (Mat 10:22)

O quarto:
o quarto teste dado por S. João é a fidelidade ao Magistério da Igreja: “Eles saíram de nós, mas eles não eram realmente nossos; se eles fossem, teriam permanecido conosco. Sua deserção mostra que nenhum deles era nosso” (1 Jo 2:19).

Qualquer um que ensine um Evangelho diferente do que já foi ensinado através do séculos na cadeia da Sucessão Apostólica, está também agindo por meio de um espírito de engano.

Isto não significa que alguém que é ignorante da verdade é culpado de apostasia; mas significa que os que têm conhecimento e se recusam a aceitar que Cristo constituiu a pedra sobre Pedro, a rocha, colocam suas almas – e o rebanho que eles conduzem – em grave perigo.

Nós devemos ouvir novamente o que Jesus disse aos primeiros Bispos da Igreja:

“Aquele que vos ouve, ouve a Mim. Qualquer um que vos rejeite, rejeita a Mim. E todo aquele que Me rejeita, rejeita Aquele que Me enviou” (Luc 10,16).

O quinto:
O teste final é sobre aquele que persiste no pecado, chamando o mal de bem e ao bem de mal – este não é de Deus.Estes tipos de falsos profetas podem ser encontrados em nossa era moderna.

“Todo aquele que não pratica a justiça não é de Deus” ( 1 Jo 3:10)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.