27/01/2011

CNBB anima progresso da comunicação da Igreja

Documento lançado antecede diretório da comunicação


BRASÍLIA, terça-feira, 25 de janeiro de 2011 (ZENIT.org) - A CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) acaba de lançar um documento de estudo que tem o objetivo de alentar e orientar o progresso da comunicação da Igreja no país.

Trata-se do documento "A comunicação na vida e missão da Igreja no Brasil", publicado pelas Edições CNBB e a Paulus.

O texto foi apresentado nessa segunda-feira na seda da CNBB em Brasília, durante o encontro de coordenadores da Pastoral da Comunicação, evento que decorre até sexta-feira.

Segundo o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Educação, Cultura e Comunicação Social da CNBB, Dom Orani João Tempesta, o texto tem por objetivo ser um animador e orientador para o "progresso da comunicação no Brasil".

"A nossa intenção, depois de muitas consultas, é que fosse um diretório de animação e orientação para o progresso da comunicação e uma melhor presença da Igreja na mídia", diz Dom Orani, num dos trechos da apresentação do documento

Segundo o arcebispo, o texto toca, por exemplo, em "questões espinhosas" como a "das transmissões litúrgicas televisivas e a grande discussão entre o virtual e o real".

Em entrevista à assessoria de imprensa da CNBB, o arcebispo disse que, neste momento, a ideia é colocar o texto à disposição da Igreja para que seja lido e aprofundado. Futuramente, o documento será transformado no Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil.

"Depois de lido e estudado, aguardaremos as sugestões das pessoas, para que façamos as adaptações necessárias para que o texto chegue a ser o diretório. A etapa agora é de sugestões", disse.

"A comunicação é essencial na vida do ser humano e a Igreja é feita de comunicação, da boa notícia, da Palavra de Deus, da Catequese, da Liturgia."

Segundo o arcebispo, "com as mídias sociais e com a comunicação eletrônica, é importante que aja orientação, que não corte o entusiasmo, mas que entende bem a comunicação no Brasil", afirmou

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.