09/10/2011

Papa condena crime organizado do sul da Itália durante visita

Grupos do crime 'são um rasgo feroz no tecido social', disse Bento XVI.

Calábria é reduto de um dos mais poderosos grupos do crime organizado



Bento XVI acena para público durante visita de um dia à cidade de Lamezia Terme, no sul da Itália
 O Papa Bento XVI condenou, neste domingo (9), os 'ferozes' grupos do crime organizado no sul da região da Calábria, onde ilegalidade, corrupção e subdesenvolvimento resultaram numa das mais altas taxas de desemprego da Itália.

Bento XVI, em homília para milhares de pessoas de toda a região, disse que a área parecia estar em constante estado de emergência e que ele queria encorajar os esforços do povo para melhorar a condição.

'Essa é uma área (...) onde os problemas existem de forma aguda e desestabilizadora, onde grupos do crime são um rasgo feroz no tecido social', disse.


A Calábria é reduto dos Ndrangheta, considerado um dos mais perigosos e poderosos grupos do crime organizado da Europa ocidental. Investigadores acreditam que o grupo calabrês derrotou a máfia siciliana para dominar o tráfico de drogas e a máfia de extorsão.O desemprego na Calábria, uma das regiões mais atrasadas da Itália apesar do seu potencial das indústrias de turismo, está em torno dos 32 por cento, contra a média nacional de 7,9%.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.