30/03/2010
SEMANA SANTA
Começa no domingo de Ramos,incluindo o Tríduo Pascal,visando recordar a Paixão e a ressurreição de Cristo,desde a sua entrada Messiânica em Jerusalém até a sua Ressurreição.
Domingo de Ramos> Neste domingo,aclamamos Jesus como Messias (Ungido = Cristo) que vem realizar as promessas dos profetas e instaurar definitivamente o reino do Deus da vida: justiça para os pobres e marginalizados,participação de todos nos bens e na construção e entre as nações; convivência fraterna na partilha;paz no mundo e entre as nações;enfim a realização plena do sonho de Deus para este mundo na certeza da vida nova para todos que começa com Ressurreição de Jesus.
É muito importante a participação na procissão neste dia.Os ramos bentos devem ser conservados como um sinal na fé em Cristo e na sua vitória Pascal .
Tríduo Pascal > São os três dias mais importantes de todo o nosso calendário litúrgico,sendo o ponto culminante a vigília Pascal.O tríduo se inicia com a celebração da quinta -feira Santa e termina com as vésperas do domongo da Ressurreição.
Quinta-feira Santa da Ceia do Senhor > Nesta celebração ,somos convidados a celebrar a Nova Aliança selada com o corpo e o sangue do próprio Cristo .O gesto do lava-pés mostra Jesus como aquele que veio para sevir e ao mesmo tempoi nos convoca ao serviço do Reino.
Sexta-feira Santa da Paixão do Senhor > Nesta celebração, somos convidados a compreender e a viver mais profundamente o mintério da cruz.Neste dia a Igreja recomenda Jejum e abstinência total de carne.Não se celebra Missa ou qualquer outro sacramento e comungam-se as hóstias consagradas na quinta-feira Santa.
Sábado Santo > É o dia da oração silenciosa .Recordamos a morte e o sepultamento de Cristo
e esperamos sua Ressurreição.
Vigília Pascal e domingo da Ressurreição > É a festa da vida nova: a liturgia do fogo e da luz ,em que o Círio Pascal é acesso com o fogo novo e representa o Cristo Ressuscitado que,com sua luz,vence a escuridão do mal;a liturgia da água e do Batismo,quando toda a assembléia é convidada a renovar as promessas batismais e a professar solenemente a fé;e a Liturgia Eucarística.A Páscoa é a festa principal da igreja.É a nossa identidade Cristã.
Jesus ressuscitou aleluia!Venceu a morte com amor.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.